Os abastecimentos representam um dos grandes gastos com a frota, o que demonstra sua necessidade de controle de consumo e gastos relacionados. Por se tratar de um gasto variável, é importante que o gestor da frota esteja atento às suas variações.
Para empresas que dependem do transporte, seja de cargas ou passageiros, é imprescindível o registro e controle dos abastecimentos.
Recomenda-se registrar:
- Veículo abastecido
- Condutor responsável
- Posto em que houve o abastecimento
- Valor por litro
- Quantidade de litros
- Valor total
- Quilometragens inicial e final
Com estas informações é possível obter o rendimento dos veículos (quantos quilômetros o veículo percorreu para cada litro de combustível), valor por litro em cada posto que houve abastecimento, quem foi o condutor responsável e o custo envolvido.
Grandes desvios no rendimento do veículo podem representar problemas mecânicos, uso de combustíveis de baixa qualidade ou mau perfil de uso dos motoristas.
O rendimento também deve ser observado, entre outros momentos, quando há intenção de substituição dos veículos da frota.
O histórico do valor por litro pode indicar quais postos estão praticando valores mais atraentes.
O controle de abastecimentos pode levar a uma grande economia em sua empresa, bem como melhor qualidade no uso dos veículos.
Porém este controle não é fácil de ser realizado de forma manual, ainda mais quando tratam-se de diversos veículos. Portanto, um sistema de Gestão de Frotas é altamente recomendado.
O sistema Master Frota possibilita um controle completo dos abastecimentos e seus custos, possibilitando geração de relatórios e todo histórico dos abastecimentos.
Conheça o sistema em www.masterfrota.com.br ou entre em contato conosco: contato@masterfrota.com.br . Teremos prazer em atendê-lo.
0 comentários:
Postar um comentário